Close

Tesouro Direto: tributos e taxas dos investimentos Pré e Pós Fixados.

Atualmente, as pessoas vêm cada vez mais buscando iniciar a sua carreira como investidor.

Existem muitos tipos de investimento disponíveis para serem feitos no Brasil atualmente, e os mais conhecidos e seguros são os investimento do Tesouro Direto, que nada mais é que investir no ‘caixa’ do Brasil.

Os investimentos em Tesouro Direto são sim, considerados os investimentos mais seguros a serem feitos no Brasil atualmente, já que, a única forma de você perder o seu investimento, será se o Brasil falir.

Existem dois tipos principais de investimento do Tesouro Direto, os investimentos pós Fixados e os investimentos Pré Fixados.

Hoje, nós vamos ajudar você a entender um pouco mais sobre esses dois ótimos tipos de investimentos no tesouro direto, e também entender um pouco a mais sobre as taxas e tributos que você irá ter com os investimentos.

Títulos Pré e Pós Fixados.

Os títulos Pré e Pós fixados são as formas de investimento que você poderá fazer no Tesouro Direto, e eles possuem algumas diferenças básicas, para que você possa escolher com melhor atenção sobre qual é mais vantajoso para seu investimento inicial.

Os investimentos Pré Fixados, são aqueles que já possuem todas as suas taxas e tributos decretadas no início do investimento, ou seja, ao investir o seu dinheiro em um título de investimento pré fixado, você já saberá o quanto irá ter rendido ao final do exercício.

Os títulos pré fixados seguem uma porcentagem de rentabilidade fixado durante todo o investimento, sendo que, se decidido que a rentabilidade for de 8%, seguirá o valor até o final, não sendo alterado por eventuais eventos, como a flutuação de indexados.

Os investimentos Pós Fixados, possuem uma mesma ideia, mas mudam um pouquinho, quando você opta pelo título pós fixados, você está escolhendo um determinado indexador econômico, como o IPCA ou a Selic, que são os pós fixados mais conhecidos e investidos no Brasil.

Assim, o rendimento do seu investimento dependerá da situação apontada por esse indexador, então, se a situação oscilar, a rentabilidade do seu investimento irá mudar de acordo com o indexador.

Esse tipo de investimento é mais indicado para pessoas que tenham mais conhecimento sobre a área de investimento, já que um investimento em um momento inoportuno da taxa do indexador, poderá fazer você perder o seu dinheiro.

Existem grandes vantagens nos dois tipos de investimento, tanto pelo fato de terem uma taxa de ínicio de investimento baixíssima comparado a outros tipos de investimento, quanto pela segurança dos dois investimentos.

Atualmente, estão disponíveis no site oficial do Tesouro Direto investimentos em tesouros pré e pós fixados, como podemos ver abaixo.

Quais são as Taxas e tributos desses investimentos?

Existem algumas taxas que você precisará manter quando decidir investir no Tesouro Direto, tanto nos títulos pré como nos pós fixados.

Os custos com corretores de valores são as taxas mais comuns, já que você precisará encontrar um corretor de valores para iniciar seus investimentos, porém, você poderá pesquisar para encontrar corretores com taxas extremamente baixas.

O próprio site do Tesouro Direto lhe encaminha para vários tipos de corretores de valores, que têm taxas baixíssimas, e até mesmo isentas, o que é ótimo para iniciantes.

Mas, também a outras taxas nos investimentos, como uma taxa de juros de 5,5% ao ano nos investimentos em pré fixados, e as taxas de juros imposta pela IPCA e Selic nos investimentos pós fixados, que mudam sempre.

Porém, as taxas existentes para que você possa manter o seu investimento não são ‘consideravelmente’ grandes, e mesmo com as taxas e tributos o investimento no Tesouro Direto é um dos mais rentáveis e seguros atualmente.

Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento?

A principal vantagem do Investimento no Tesouro Direto com Pré ou Pós fixados são a segurança do investimento, já que, mesmo com a flutuação da rentabilidade no investimento Pós fixado, você ainda tem uma porcentagem baixíssima de perda do valor investido.

Como já explicado, o investimento no Tesouro Direto é o mais seguro já que você estará investindo no próprio Caixa do país, a única forma de perder o seu investimento, será se o país falir.

A alta rentabilidade também é uma das vantagens desse tipo de investimento.

Uma das desvantagens do investimento em pré e pós fixados, são o fato de que você perderá parte do valor rentável caso retire o seu valor antes do final do prazo estipulado, e também, a demora em ter o seu dinheiro de volta, que poderá demorar até mais de 6 dias úteis.

Como investir?

Para investir no Tesouro Direto, o primeiro passo é encontrar um bom corretor de valores, que melhor se encaixa no seu objetivo como investidor.

No site do Tesouro direto você será encaminhado para vários tipos de corretores de valores, com diferentes taxas e tributos, para você poder escolher o melhor para você.

Após entrar em contato com o corretor da sua escolha, é necessário que você faça login no site oficial do Tesouro Direto, e escolha o melhor investimento para você começar com segurança a sua nova carreira como investidor.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 20 =