Close

Tesouro Direto: Pré e Pós Fixados.

Os investimentos feitos no Tesouro Direto são os mais conhecidos e praticados no Brasil.

Considerado um dos tipos de investimento mais seguros, o tesouro direto é uma ótima forma de você iniciar sua carreira de investir, já que, a única forma de você perder seu investimento é se o país declarar falência.

Os investimentos em Tesouro direto são investimentos no caixa do próprio país, sendo assim, as possibilidades de você perder seu investimento são mínimas, e são bem rentáveis.

Existem dois tipos principais de Tesouros Diretos, os Pré-Fixados e os Pós-Fixados.

Hoje nós vamos ensinar você as características de ambos, além das vantagens e desvantagens dos tipos de investimento.

Investimento Pré-fixado.

O investimento pré-fixado é uma das formas que você poderá investir no Tesouro Direto.

O investimento pré-fixado é mais recomendado para investidores mais experientes, já que você precisará ter um pouco de conhecimento sobre o mercado financeiro e sobre a economia do Brasil.

São recomendados os investimentos pré-fixados quando se observa um final de ciclo de juros no país, já que os juros que são taxados nesse momento são mais atrativos aos investidores durante alguns anos.

Assim, um investimento é pré-fixado quando os juros são definidos no momento do início do investimento, assim, você saberá o quanto irá render, independente das mudanças que ocorreram na economia do país.

Investimentos Pós-fixados.

Os investimentos pós-fixados são outra forma de investir no Tesouro direto, e é direcionado a investidores mais conservadores.

No investimento pós-fixados os juros são definidos de acordo com a economia do Brasil, portanto, podem alterar muito até o final do investimento.

Esse tipo de investimento é ideal para quem deseja investir a longo prazo, e o valor desses títulos são corrigidos pelos indexadores Selic ou o IPCA.

Quais são as Vantagens

Existem vantagens para os dois tipos de investimentos,

Uma das vantagens do investimento pré-fixado é o baixo custo de início para o investimento, os investimentos no tesouro direto tem um início mínimo de apenas 30 reais.

O baixo risco que você sofre ao investir seu dinheiro, sendo que as chances de você perder seu investimento são mínimos.

Outra vantagem é a previsibilidade do retorno, já que, no momento do investimento você já saberá o valor que retornará do investimento inicial.

Também existem vantagem para os investimentos pós-fixados, que são basicamente os mesmos.

O baixo valor de investimento inicial, que é um diferencial atrativo a tantos outros investimentos que pedem quantias altas no seu início.

A segurança do investimento também é uma vantagem do investimento no pós-fixado, já que a possibilidade de você perder seu investimento são mínimas.

Além da também previsibilidade, de saber quanto seu dinheiro renderá no início do investimento.

Quais são as desvantagens?

Assim como os investimento em pré e pós fixado possuem muitas vantagens, eles também são acompanhados por algumas desvantagens.

As desvantagens assim como as vantagens são parecidas para os dois tipos de investimento, sendo o principal a demora para o retorno do investimento, que tem prazo mínimo de 15 anos.

O custo de transferência que você pagará caso opte por trabalhar com uma corretora de valores, que é o mais indicado, mas que também poderá pesar no seu bolso.

Além da volatilidade dos investimentos, que pode levar o investidor a ter uma rentabilidade negativa.

Quais são os tipos de investimento em tesouros Pré Fixados?

Os investimento disponíveis atualmente para que você possa aplicar no Tesouro Pré Fixado são os seguintes.

Todos são ótimos investimentos, e a única diferença real entre eles é o vencimento do investimento, que implica na mudança da rentabilidade e preço Unitário.

Além disso, você também saberá do valor final do seu investimento no início do movimento, é recomendado que você não retire o valor, para que fique tudo certinho até o final.

Quais são os tipos de investimento pós fixados?

Os investimentos em Tesouro Pós fixados disponíveis atualmente são os investimentos na Selic e no Tesouro IPCA, como podemos ver abaixo:

Diferente dos demais, a Selic é o único tipo de investimento que você precisará investir um pouco a mais no início.

Para o investimento em títulos Pós fixados é indicado que o valor investido seja mantido até o final do prazo, para que você não perca o valor do investimento.

Também, a única característica que realmente difere dos investimentos no IPCA são os prazos, já que a rentabilidade e o valor final é atrelada ao prazo do investimento.

Como investir nos tesouros pré e pós Fixados?

Você poderá investir nos tesouros Pré e Pós Fixado diretamente no site oficial do Tesouro Nacional, você pode entrar no site clicando Aqui.

Lá, você poderá escolher o investimento que melhor se enquadra com você, assim como os prazos e a rentabilidade dos mesmos.

No site, também existem alguns cursos, e direcionamentos que ensinará você mais sobre a carreira de investidor, e quais são as vantagens e os riscos de cada tipo de investimento.

Para isso, é necessário encontrar uma corretora de valores, o site lhe dará várias opções, conversar com a corretora, e conseguir o seu login para começar os investimentos.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 13 =