A certificação CPA-10 é destinada para os profissionais que atuam na venda ou prospecção de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.
Já a CPA-20 habilita o profissional para agir na manutenção de carteiras de varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.
Portanto, ambas têm objetivos parecidos: vender produtos de investimento.
No entanto, a CPA-10 é recomendada para quem está no início da carreira bancária ou para gerentes de clientes baixa renda. A CPA-20, por sua vez, é voltada para os profissionais que buscam trabalhar em cargos de gerência intermediários, atendendo clientes mais especializados e de alta renda.
É importante ressaltar que, ao alcançar a CPA-20, o profissional está automaticamente habilitado para desempenhar todas as funções e cargos da CPA-10.
Vale destacar também que a exigência de certificações profissionais é imposta pelo Banco Central e oferecida por uma entidade capacitada e reconhecida, no caso, a ANBIMA.