Close

05 PASSOS PARA UMA VIDA MAIS RICA

Independentemente de quais sejam seus objetivos de vida, verdadeiramente acreditamos que toda e qualquer pessoa busca uma vida mais rica e próspera.

Quando falamos em uma vida mais rica, não necessariamente nos limitamos à esfera financeira e patrimonial. Logicamente que acumular recursos financeiros e formar um vasto patrimônio te tornará uma pessoa rica ou milionária.

A ideia que trazemos aqui é de uma verdadeiramente transformação de vida, a qual pode ser conquistada por meio de uma boa educação financeira. Você que já acompanha a Oficina de Investidores há algum tempo, já percebeu que lidamos com a premissa do autoconhecimento ao tratarmos da educação financeira.

Neste artigo, buscamos apresentar 05 (cinco) passos que reputamos essenciais para você começar essa transformação de sua vida, inclusive a sua vida financeira. Todavia, tenha em mente que a construção de uma vida mais rica não se limita a essas 05 dicas.

Construir uma vida rica é, na realidade, um processo que envolve uma mudança de hábitos, rompimento de crenças limitantes e superação de desafios. Não queremos desanimá-los. Pelo contrário. Queremos encorajá-los a assumir, a partir de hoje, o compromisso de você mesmo transformar sua vida.

#Passo n.º1 – Tenha um estilo de vida mais simples

Uma vida mais simples proporciona uma vida cheia de experiências e realizações de projetos. Diante disso, tenha um orçamento mais resiliente, com menos prestações a serem pagas ao longo dos meses. Gaste menos do que ganha. Planeje suas compras. Procure, ainda, gastar mais o seu dinheiro com aquilo que realmente mais importa para você.

#Passo n.º2 – Tenha o controle de suas finanças

É fundamental que você saiba exatamente quanto se ganha e quanto se gasta por mês. Adote um instrumento de controle de finanças pessoais, seja uma planilha de excel, um aplicativo de finanças ou mesmo anotações em um caderninho. Escolha aquele que você melhor se adaptar, mas sempre tenha um. Esse controle te permitirá entender o seu fluxo de caixa e detectar por onde o seu dinheiro está saindo de forma descontrolada.

#Passo n.º 3 – Tenha uma reserva de emergência

Essa reserva de emergência é o que te dará segurança e tranquilidade diante de imprevistos, como o que estamos passando no atual momento. A reserva de emergência é um “seguro” montando por você mesmo, que te dará a proteção para quando você se deparar com emergências, como uma diminuição drástica da renda ou até mesmo a perda do emprego.

#Passo 04 – Invista de forma inteligente

Procure investir bem o saldo de seu orçamento (Receita – Despesa = Saldo). Estude sobre investimentos, procure obter informações sobre o mercado financeiro e, se for preciso, procure ajuda de profissionais. Defina objetivos de investimentos, como a compra de uma casa, uma grande viagem, conquistar a independência financeira etc, e comece a aplicar seu dinheiro naqueles ativos financeiros que sejam mais adequados para a realização desses objetivos. Tenha em mente que investir com inteligência não é só procurar investimentos com boa rentabilidade; é também investir com regularidade e disciplina. A recomendação é começar pelos investimentos mais simples, como o Tesouro Direto, e, com estudos e aquisição de experiência, passe para investimentos mais complexos.

#Passo 05 – Comemore sempre

Toda vez que atingir um objetivo, mesmo que seja o mais simples de todos, comemore! Não deixe nenhuma realização passar em branco. Isso é uma forma de valorizar todos os seus esforços e condicionar seu cérebro de que ao final de todo sacrifício haverá uma recompensa, a qual vale, e muito, ser perseguida.

Além disso, essas comemorações sempre te deixarão mais motivado a continuar a correr atrás de novos objetivos!

Seguindo esses passos, verdadeiramente acreditamos que você terá dado início à construção de uma vida mais rica. Comece hoje mesmo a percorrer esse caminho do sucesso. Ele pode ser longo e exigir sacrifícios, mas, com certeza, será de muito crescimento e de grandes conquistas.

Agindo assim, um dia você irá agradecer a você mesmo por ter começado a mudar sua vida.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + catorze =